PROCURAM-SE PROFESSORES (Esta é uma opinião pessoal)

Com a intenção de despertar o interesse pela profissão, o Mec tem realizado campanhas na TV. A carreira de professor é a última escolha entre os estudantes das universidades. Mesmo entre aqueles que cursam uma licenciatura, o objetivo é apenas ter um curso superior para depois poder fazer um concurso público.

As dificuldades da carreira de professor são muito conhecidas. Nos telejornais, o problema da violência em sala de aula é sempre abordado. E até uma novela tratou do tema, de uma maneira bastante caricata e questionável, diga-se de passagem.

Os pais escolhem para os filhos carreiras que lhes garantam um confortável futuro econômico. Por isso, aqueles que optam por seguir por esse caminho, acabam sendo desestimulados pelos próprios familiares.

Eu Admirava muito meus professores e escolhi essa carreira por causa deles. Tenho muito orgulho da minha profissão e não consigo me imaginar fazendo outra coisa. Há muito tempo percebi que meu lugar é na sala de aula. Nem por isso, posso deixar de entender o sentimento desses pais.

Foram abertas inscrições para um concurso da prefeitura aqui da minha cidade. No edital fica claro o quanto somos desvalorizados no nosso trabalho. Entre as profissões de nível superior, a de professor tem os piores salários. Que argumentos poderiam ser usados para justificar o fato de um psicólogo receber um salário de R$ 2.229,19 enquanto um professor, pelas mesmas trinta horas semanais trabalhadas, receber R$ 955,92 reais?

Desse jeito não há campanha na TV que consiga solucionar o problema.




Pablo Leones Mugnaini - Professor de história do Eja








0 comentários:



Postar um comentário