A FESTA DA DEMOCRACIA PARTE II

"Peço que cada pai ou cada mãe, olhe nos olhos de sua filha agora e diga: Sim, a mulher pode!" - Dilma Rousseff em seu primeiro discurso oficial


Setenta e oito anos após conquistar o direito ao voto, uma mulher é eleita presidente no Brasil. A mineira Dilma Rousseff do partido dos trabalhadores, que nunca havia disputado uma eleição antes, foi eleita com 55% dos votos.

Lula, o maior responsável pela vitória de Dilma, ficou conhecido como o presidente que deu um salto de classe, saido das classes mais carentes da população chegou ao cargo máximo de uma nação. Dilma deu um salto de gênero, assumindo a presidência de um país em que a mulher não tinha, a pouco mais de sete décadas, o direito de opinar para a escolher um governante.

Lula costumava dizer que não podia errar, caso contrário um outro operário jamais conseguiria chegar onde ele chegou. O desafio de Dilma é o mesmo de Lula, vencer o preconceito e superar expectativas. Em verdade, a presidente eleita já conseguiu derrubar o ranço machista da política brasileira nas urnas, mas será preciso fazer mais. Venceu uma etapa muito difícil da batalha, mas a luta continua.

No Brasil, mais da metade da população é composta de mulheres, segundo o último Censo. Inadmissível que em um país democrático metade da população seja tão pouco representada. Com a vitória de Dilma podemos dizer que nosso país também deu um salto, de igualdade e de democracia.


Pablo Leones Mugnaini - Professor de história do EJA






0 comentários:



Postar um comentário