CONSTRANGIMENTO PASSAGEIRO


No vídeo abaixo o depoimento da professora Amanda Gurgel em audiência pública no Rio Grande do Norte. Brilhante em suas palavras resumindo o estado de ruína da educação no Brasil.

Pena que em nada mudará a maneira desdenhosa e desrespeitosa com que professores são tratados pelo poder público desse país. Os deputados e a citada secretária de educação daquele estado, que ficaram em silêncio enquanto a professora falava, muito provavelmente já devem ter até esquecido o episódio, se curando do constrangimento que passaram, embevecidos pelo luxo de seus carros importados e casas nababescas pagos com os salários milionários que recebem.



.



.
Pablo Leones Mugnaini - Professor de história do Eja
.
.
.
.
.

FAÇA, NÃO ESPERE ACONTECER






O projeto do professor Gerson foi colocado em prática no último dia 19 de março. A primeira experiência do "pedalar não polui" contou com a participação de aproximadamente 30 alunos.

O nosso professor de educação física pode contar também com a colaboração de alguns comerciantes locais, para a confecção das camisetas e para a aquisição de equipamentos e brindes. Agradecemos, portanto, a Trapus confecções, a Real peças monark e ao Centrios hotel (grupo Batista da retífica) pelo patrocínio.

Não podemos deixar também de agradecer o cronista esportivo local, muito respeitado pelo seu trabalho, Mota Filho pelo apóio e divulgação do projeto.

Os alunos se envolveram com muito entusiasmo, percorreram o bairro, em suas bicicletas, recolhendo o lixo das imediações, aprendendo, ensinando e divulgando a educação ambiental.

O trabalho admirável do professor Gerson aqui em nosso colégio, nos deixa muito orgulhosos.
.
.
.
.
.
.

A GENTE NÃO QUER SÓ DINHEIRO


Uma remuneração compatível com a jornada de trabalho, digna, é um sonho antigo dos professores e uma promessa recorrente e nunca cumprida pela classe política.

Mas o professor não quer só dinheiro, queremos melhores condições de trabalho e qualificação profissional. Ainda existem professores que contam apenas com o antigo curso do magistério. Não existe nada que justifique essa situação.

Queremos salas de aula informatizadas, mas antes disso queremos ser capacitados para atuar nesses novos ambientes de aprendizagem.

Esperamos poder cobrar de nossos alunos uma maior dedicação aos estudos, a formação acadêmica, a busca pelo conhecimento. E pra isso temos que estar em condições de fazer essa exigência.

Precisamos resgatar nossa auto-estima e a de nossos alunos, sermos estimulados, nos sentir úteis. Precisamos ver nosso trabalho produzindo resultados.

Não há maneira de imaginar um ensino de qualidade com professores deficientes em sua formação profissional.



Pablo Leones Mugnaini - Professor de história do EJA
.
.
.
.
.
.

DIVULGANDO O TRABALHO



O professor Gerson foi ao programa "papo de bola", do cronista esportivo Motta Filho, divulgar seu projeto "pedalar não polui".

O Colégio Estadual Joana D'arc agradece o espaço e parabeniza a rádio Uruaçu FM e o jornalista Motta Filho, que está a frente do programa, no ar desde 2002.

Unindo forças, sem dúvida, conseguiremos fazer a diferença.
.
.
.
.
.
.

PEDALAR NÃO POLUI



O projeto "pedalar não polui" do professor Gerson ganhou menção no site da secretaria estadual de educação.

Os cerca de 70 estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Joana D’arc, de Uruaçu, realizam no próximo sábado (19), de 8h a 10h, um passeio ciclístico pelos bairros próximos à escola. Durante o percurso, os estudantes vão receber noções de ciclismo em área urbana, de cuidados com o meio ambiente e de cidadania e vão coletar o lixo em ruas e terrenos baldios, a fim de evitar a proliferação do mosquito da dengue... Leia mais

A importância de projetos ligados a preservação ambiental e adoção de uma nova mentalidade preservacionista é obrigação de toda instituição de ensino e deve contar com apoio e participação de toda sociedade.

Em Uruaçu, a carência de projetos como esse do professor Gerson, fez surgir um poder publico omisso e muitas vezes conivente com ações altamente danosas ao meio ambiente natural. Isso, quando esse próprio poder, não é o responsável direto por tais ações. E a população, carente que é de uma educação ambiental, assiste a tudo sem forças para se mobilizar.
.
.
.
.
.
.

ESCOLAS ESTADUAIS RECEBEM NETBOOKS



O governador Marconi Perillo entregou hoje 1.071 netbooks aos estudantes de duas escolas estaduais, uma em Goiânia e outra em Trindade. Segundo o secretário de educação, Thiago Peixoto, os computadores deverão ser usados por alunos e professores de rede estadual como suporte pedagógico na sala de aula e fora dela.

O que não ficou claro é como os professores serão qualificados para usar essa nova ferramenta de aprendizagem. Não basta investir em tecnologia sem antes habilitar seus usuários para que possam tirar o melhor proveito delas. Em se tratando de ensino e aprendizagem, as tecnologias novas são muito bem vindas e não podem de forma alguma serem desprezadas, no entanto, existe uma necessidade urgente de qualificação para professores nessa área do conhecimento.
.
.
.
.
.
.

PLANO PARA GESTÃO ESCOLAR DE GOIÁS


Nesta segunda, diretores, subsecretários e equipes diretivas de mais de mil colégios estaduais participam de encontro com o governador Marconi Perillo e o secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto.

O novo secretário da educação do Estado de Goiás anunciou várias mudanças no que diz respeito a gestão escolar. Todos os interessados em se candidatar ao cargo de diretor, terão que fazer um curso de gestão com carga horária de 40 horas, no final do curso será feita uma avaliação para testar a capacidade do futuro gestor. Caso seja eleito, o diretor fará um curso de pós-graduação em gestão escolar. Foi anunciado ainda, um aumento de 45% nos salários dos gestores escolares.

O secretário tem ressaltado que o tão almejado salto de qualidade na Educação só é possível com a colaboração de gestores, docentes, pais e estudantes.

No entanto, uma outra notícia colocou em dúvida a iniciativa do governo de Goiás em fazer a sua parte para a melhoria da qualidade de ensino em nosso estado. A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) informou que vai pagar no dia 1º de março apenas 80% do valor líquido da folha salarial do funcionalismo estadual.
.
.
.
.
.
.

LIVRO DE POESIAS







Em Novembro passado os alunos do Joana D'arc, sob orientação do professor Gerson, deram exemplo de criatividade e participaram da publicação do primeiro livro de poesias do Colégio.

O incentivo a leitura e a produção de conhecimento é condição fundamental para uma educação de qualidade. O resultado da proposta ousada do professor Gerson foi a participação empolgada de muitos alunos, dos turnos matutino e vespertino, que surpreenderam a todos com a produção de 67 poesias escolhidas para compor o livro.

As melhores foram também premiadas com troféus. Do turno matutino os alunos Beatriz, Ariele e Silvio, todos do 9º ano, ficaram em em 1º, 2º e 3° lugares respectivamente. Enquanto no turno vespertino Rafaela, Bruna, Everton e Taynara foram os alunos premiados.
.
.
.
.
.
.

DE VOLTA ÀS ATIVIDADES

Os professores do Colégio Joana D'arc, desde o dia 31 de Janeiro, estão em atividade. O ano letivo teve início com a semana de planejamento, em que muito se discutiu as necessidades do Colégio, bem como os anseios de professores e grupo gestor para o ano de 2011.

Durante a semana dois professores, escolhidos por sorteio, ficaram encarregados de sugerir um tema relevante para a educação, apresenta-lo e discuti-lo com os colegas.

A semana de planejamento é uma oportunidade única para conhecer um pouco mais do trabalho e do pensamento do corpo docente do Colégio e promover uma maior interação entre professores, gestores e demais funcionários.
.
.
.
.
.
.

INTERNET (ON)

Estávamos com problemas técnicos com o sinal de internet aqui no Colégio e por isso deixamos de registrar algumas atividades realizadas ainda no final do ano letivo passado. A partir de hoje, após restabelecido o sinal, voltamos as nossas atividades normais aqui no Blog.

Alguns posts serão colocados aqui com algum atraso para que seja feita justiça com o trabalho de professores que ficaram sem registro por conta desse transtorno.

Pedimos desculpas aos nossos visitantes e esperamos fazer o melhor trabalho possível para manter o Blog sempre atualizado.



Pablo Leones Mugnaini - Dinamizador do laboratório de informática
.
.
.
.
.
.