50 ANOS DE BRASÍLIA


"Art 4º - A Capital da União será transferida para o planalto central do país. § 1 º - Promulgado este Ato, o Presidente da República, dentro em sessenta dias, nomeará uma Comissão de técnicos de reconhecido valor para proceder ao estudo da localização da nova Capital. § 2 º - O estudo previsto no parágrafo antecedente será encaminhado ao Congresso Nacional, que deliberará a respeito, em lei especial, e estabelecerá o prazo para o início da delimitação da área a ser incorporada ao domínio da União. § 3 º - Findos os trabalhos demarcatórios, o Congresso Nacional resolverá sobre a data da mudança da Capital. § 4 º - Efetuada a transferência, o atual Distrito Federal passará a constituir o Estado da Guanabara".



"50 anos em 5". Difícil não lembrar do lema de campanha para presidente de Juscelino Kubitschek de 1955. A frase entrou para a história e é indissociável da figura de Juscelino.

Da mesma maneira, a cidade de Brasília, idealizada por ele e que amanhã completa 50 anos, não pode ser lembrada sem que a imagem de Juscelino nos venha a mente.

Arquitetura inovadora, paisagem futurista, museu a céu aberto. Todos esses adjetivos já foram usados para descrever a capital federal, que teve Oscar Niemeyer, amigo de Juscelino, como arquiteto, artista, responsável.

A política feita em Brasília, já manchou sua imagem, mas não pode ser confundida com a própria cidade. A vida cultural de Brasília, efervescente, dá mostras de como seu povo tem muito mais a oferecer ao restante do país do que apenas dólares na cueca e escândalos de corrupção, como o que envolveu seu último governador eleito.

Nesse mesmo dia 21 de Abril, comemora-se também o dia de Tiradentes. O inconfidente, que tinha como ideal a liberdade e morreu como herói por não intregar seus companheiros de luta.

Tiradentes, Juscelino, Brasília, símbolos de um Brasil democrático, republicano, que tem encontrado o caminho do desenvolvimento econômico, diminuído o imenso abismo social entre ricos e pobres, elevado a auto-estima de seu povo e que, por tanto, merece receber de seu povo os mais sinceros parabéns.






0 comentários:



Postar um comentário