DIA DE PAZ E CIDADANIA







Na semana passada, o Colégio Estadual Joana D'arc recebeu com muito orgulho a bandeira da paz, que percorreu todos os colégios da rede estadual de ensino , simbolizando o combate a violência e a promoção da paz entre os povos.

Durante a semana que antecedeu o evento os professores trabalharam com os alunos o tema em sala de aula. Cartazes foram espalhados pela escola, retratando o tema e chamando a atenção da nossa comunidade escolar para a necessidade de vivermos em harmonia com nossos semelhantes.

O Colégio Joana D'arc entende a importância da causa e apoia totalmente essa iniciativa tão louvável. A violência dentro das escolas, aliás, é uma preocupação muito atual e assustadora e precisa ser combatida com veemência.

Escola é lugar de excelêcia, de bons exemplos, de cidadania.





DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (Essa é uma opinião pessoal)

Comemorado no dia 5 de Junho, data escolhida pela conferência das nações unidas sobre meio ambiente de 1972, o dia mundial do meio ambiente põe os problemas ambientais nas pautas dos telejornais, alguns jornais escritos e uma ou duas revistas semanais importantes.

Pode ter sido lembrado também em algumas escolas. Mesmo considerando muito difícil tratar de algum tema que não seja copa do mundo atualmente.

Políticas públicas para melhor gestão dos recursos naturais, necessidade de preservação de espécies nativas, aquecimento global e suas causas imediatas. Ocupam as mentes ocupadas de intelectuais, gestores, ambientalistas e gente ligada a Ongs, milhares delas imbuídas das causas ambientais. Temos até uma candidata a presidente da república que carrega com orgulho a bandeira do desenvolvimento sustentável.

E tudo isso é muito bom. Mas, que resultados estamos tento nas ruas, com a população local? Aqui em Uruaçu, basta dar uma volta pelo centro da cidade, pela periferia, pelo o que ainda resta de cerrado, pra termos a resposta. Muito pouco ou nada do que é discutido pelas autoridades é assimilado pela população. E muitas vezes as más ações são promovidas pelo próprio poder público.

Um exemplo bizarro de ignorância quando se trata de questões ambientais pode ser visto bem no centro da cidade, em uma das únicas áreas verdes dentro do município. Pintaram as árvores do Parque das Araras. Alguém, por favor, me explica por que cargas d'água pintar uma árvore? Por acaso é pra ficar parecida com um poste? Se a intenção era essa conseguiram. E o mais incrível é que, pra combinar com as árvores poste, pintaram as pedras também.

Bom, é isso, precisava expressar minha indignação aquela obra dantesca, supra-sumo do mau gosto e do desrespeito ao meio natural, e o dia mundial do meio ambiente foi o pretexto perfeito.

Pronto. O dia mundial do meio ambiente cumpriu sua função.




Pablo Leones Mugnaini - Professor de história do Eja






FAZENDO DIFERENTE!







O professor Gerson, segundo ele mesmo declarou, chegou ao nosso colégio com um objetivo muito claro: "fazer a diferença". Todos sabemos dos problemas da educação em nosso país, mas o que nem todo mundo sabe, é que com relação a algumas disciplinas o problema é ainda mais grave.

Como professor de história posso dizer que essa disciplina esteve por muito tempo entregue nas mãos de professores não qualificados para ministrá-la. Embora fossem bem intencionados, tenho certeza disso.

O mesmo ocorreu com educação física, disciplina ministrada pelo professor Gerson, ensino religioso, filosofia e tantas outras disciplinas consideradas, de forma muito irresponsável, menos importantes que português e matemática, por exemplo.

O resultado disso foi um ensino deficiente em todas as áreas, pelo simples fato de que as disciplinas são interdependentes, contribuindo cada uma a sua maneira para a formação do aluno.

Pense na escola como uma locomotiva, e cada disciplina como um vagão dessa locomotiva, e terá uma clara ideia do que estou querendo dizer.

Pois bem, para esse professor, ainda tão motivado e com ideias inovadoras, a educação tem salvação e vale a pena investir naquilo que ele acredita. Por isso, não optou pelo caminho mais fácil e decidiu realmente fazer diferente.

Nas fotos e nos vídeos, deste post e de muitos outros pelo blog, um pouco do que o professor Gerson trouxe de diferente para seus alunos. Não só na maneira de ensinar, como também na objetividade do que se deve ensinar.