DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (Essa é uma opinião pessoal)

Comemorado no dia 5 de Junho, data escolhida pela conferência das nações unidas sobre meio ambiente de 1972, o dia mundial do meio ambiente põe os problemas ambientais nas pautas dos telejornais, alguns jornais escritos e uma ou duas revistas semanais importantes.

Pode ter sido lembrado também em algumas escolas. Mesmo considerando muito difícil tratar de algum tema que não seja copa do mundo atualmente.

Políticas públicas para melhor gestão dos recursos naturais, necessidade de preservação de espécies nativas, aquecimento global e suas causas imediatas. Ocupam as mentes ocupadas de intelectuais, gestores, ambientalistas e gente ligada a Ongs, milhares delas imbuídas das causas ambientais. Temos até uma candidata a presidente da república que carrega com orgulho a bandeira do desenvolvimento sustentável.

E tudo isso é muito bom. Mas, que resultados estamos tento nas ruas, com a população local? Aqui em Uruaçu, basta dar uma volta pelo centro da cidade, pela periferia, pelo o que ainda resta de cerrado, pra termos a resposta. Muito pouco ou nada do que é discutido pelas autoridades é assimilado pela população. E muitas vezes as más ações são promovidas pelo próprio poder público.

Um exemplo bizarro de ignorância quando se trata de questões ambientais pode ser visto bem no centro da cidade, em uma das únicas áreas verdes dentro do município. Pintaram as árvores do Parque das Araras. Alguém, por favor, me explica por que cargas d'água pintar uma árvore? Por acaso é pra ficar parecida com um poste? Se a intenção era essa conseguiram. E o mais incrível é que, pra combinar com as árvores poste, pintaram as pedras também.

Bom, é isso, precisava expressar minha indignação aquela obra dantesca, supra-sumo do mau gosto e do desrespeito ao meio natural, e o dia mundial do meio ambiente foi o pretexto perfeito.

Pronto. O dia mundial do meio ambiente cumpriu sua função.




Pablo Leones Mugnaini - Professor de história do Eja






0 comentários:



Postar um comentário